Para quem quer ingressar no mundo do automobilismo deve se preparar para treinos árduos, estudar as categorias que existem no automobilismo e escolher qual delas seguirá. Para ter o maior domínio sobre a direção, o piloto deve entender que apenas o treino e prática pode levar a perfeição.
Um bom piloto entende as pistas em que correrá, compreende seu carro e consegue respeitar todas as necessidades e limitações que ele possui. O que o futuro piloto deve fazer em primeiro lugar é procurar uma escola de pilotagem.
Como já foi mencionado antes, o futuro piloto deve buscar por uma escola de pilotagem, independente se escolher a categoria de automobilismo ou kartismo. Após completar o curso, o piloto obterá sua primeira carteira de Piloto de Competição (PC).
Com a carteira de Piloto de Competição, a carreira começa como novato nos campeonatos regionais, ou com treinos de kart. Treinar em kart é muito importante, pois é importante que o piloto saiba dirigir um carro de câmbio manual, sem aquelas borboletas atrás do volante para trocar as marchas.
Para poder concorrer nas competições de Fórmula 1 o novato deve correr por pelo menos duas temporadas nas categorias de acesso. Na Fórmula 1 eles exigem que o piloto tenha experiência parecidos com que usam na competição.
Na Fórmula 1 o piloto precisa de uma quantidade específica de horas como piloto de F1 e alguns pontos nas corridas, assim o novato pode ser chamado para alguma equipe para poder ser titular.
Para se tornar um piloto de Fórmula 1 será preciso gastar uma quantia alta, por esse motivo a maioria dos pilotos optam por viver esse sonho de forma virtual, pois assim não gastam tanto quanto se fosse nas pistas.