Serão oito rodadas e quatro países sede (Argentina, Brasil, Chile e Uruguai) o TCR vai promover o novo campeonato com a presença das grandes montadoras. A idealização do projeto é do presidente do Grupo WSC e responsável também pelo WTCR, o Mundial de Carros de Turismo, Marcello Lotti. A América do Sul ganhará destaque no automobilismo com a chegada do campeonato, com isso fica perto de ter uma categoria de alcance continental no automobilismo novamente.
O conceito da categoria existe desde 2014, com a disputa sendo realizada em corridas sprint em 15 campeonatos nacionais e sete regionais: Ásia, Europa, Leste Europeu, Campeonato Ibérico, Escandinavo, Ásia-Pacífico e Países Bálticos, além de uma competição para corridas de longa duração.
Uma série de marcas está homologada para disputar os campeonatos da série TCR ao redor do mundo, estão entre elas: Alfa Romeo, Cupra, Honda, Peugeot, Renault, Hyundai, Kia, Lada, Link&Co, MG, Opel, Audi, Subaru e Volkswagen. Os carros são dotados de tração dianteira e motor turbo de 2 L.
Segundo Lotti, esta é uma grande conquista, já que coroa os esforços de seus parceiros sul-americanos. Eles queriam muito trazer o TCR para a América do Sul, uma região onde a competição de carros de turismo é muito popular. Para Marcello Lotti essa competição vai agradar as montadoras que se comprometam com o TCR, e especialmente em Honda, Peugeot, Renault e Volkswagen, marcas tradicionalmente muito ativas nos campeonatos locais de turismo.
O experiente piloto brasileiro que foi campeão da Copa do Mundo de GT da FIA em 2018 e representante do Brasil no WTCR no ano passado com a Hyundai, Augusto Farfus, destacou a importância da chegada do TCR à América do Sul e revelou a chance de voltar a correr no continente em breve.
O piloto Augusto Farfus disse que o TCR é o campeonato de maior crescimento no mundo nos últimos anos, expandindo e abrindo portas em todo o planeta. Ele participou em 2019 do WTC e ainda está envolvido com os carros de turismo nesta temporada. Ter um campeonato de TCR na América do Sul, seguindo o modelo europeu que teve grande adesão dos fabricantes de automóveis, é muito importante. Isso pode abrir portas a um novo mercado.
Ainda citando dizeres do piloto: “É um campeonato que tem custo relativamente baixo para os fabricantes de carros e tem um grande impacto na imprensa. As corridas sempre são muito disputadas e tenho certeza de que o público vai gostar bastante. Quem sabe, esta seja uma boa oportunidade para voltar a competir na América do Sul, fazendo também algumas corridas”.
A chegada do campeonato TCR é festejada por muitos pilotos, um deles que se pronunciou foi Esteban Guerrieri, que já esteve na Stock Car e é um dos grandes nomes do WTCR.
“O conceito do TCR é revolucionário e repaginou a cena global das categorias de turismo nos últimos cinco anos. O desembarque na América do Sul é um passo decisivo para ampliar a pegada global do TCR. O esporte a motor é muito popular no Brasil e Argentina e se desenvolve nos demais países”, anunciou Esteban.
Guerrieri também explicou que: “O Sul-Americano de Turismo vai proporcionar a pilotos e equipes a oportunidade de correr a custos razoáveis, competindo com grande equilíbrio entre os equipamentos graças à equalização do BoP (balanço de performance)”.
Essa notícia do novo campeonato sul-americano de turismo abalou o mundo do automobilismo e criou uma grande expectativa entre os pilotos. Essa competição vai deixar o campeonato Sul-Americano em destaque no mundo das corridas.