Por volta de 1920, foi planejada pelo engenheiro britânico Louis Romero Sanson o bairro de Interlagos, inicialmente, era o projeto de um resort entre as represas Guarapiranga e Billings. Junto com ele o urbanista francês Alfred Agache também entrou no projeto, foi esse novo parceiro quem viu a semelhança do bairro com a região de Interlaken, na Suíça.
Foi então que o bairro Balneário Satélite da Capital começou, destinada para a população mais rica de São Paulo. O planejamento ia bem até começar a crise de 1929, nos Estados Unidos, e a revolução de 1932 em São Paulo.
No ano de 1936, São Paulo recebia a sua primeira prova internacional, porém o circuito foi nas próprias ruas da cidade. Tendo o Automóvel Clube do Brasil como co-responsável na elaboração do projeto, Sanson priorizou a criação e construção do circuito de Interlagos, em um traçado que fez inspirado nas pistas de Indianápolis, nos Estados Unidos, Monthony, na França, e Brooklands, na Inglaterra. Por esse motivo a construção do autódromo de Interlagos foi cercada de grande expectativa.
Em 1940 era anunciado pelas ruas de São Paulo a cobertura das provas de automobilismo, enquanto isso os melhores pilotos da época preparavam seus carros para as provas, porém proibia-se os treinos nas imediações do autódromo para preservar a segurança dos operários que ainda concluíam as obras.
A corrida de inauguração teve de ser adiada diversas vezes, porém a última vez que foi adiada foi por causa de uma chuva torrencial que alagou a pista e impossibilitou a utilização da mesma. No dia 12 de Maio de 1940, uma corrida de motocicletas inaugurou o autódromo de Interlagos, a prova consistia em 12 voltas completas pela pista, um total de 96 quilômetros, porém o Grande Prêmio São Paulo era destinado aos que corriam na prova de 25 voltas completas, de total de 200 quilômetros de percurso.
Uma multidão de 15 mil pessoas compareceu à abertura do primeiro autódromo do Brasil, já nas primeiras horas da manhã, excitadas e curiosas em assistir a tudo o que fosse possível, desde a chegada dos pilotos ao circuito, até a preparação das máquinas e de seus motores.
Tudo era na base do improviso, as pistas ainda não tinham pavimentação, mas a pista estava lá e Interlagos foi aprovado para receber corridas pelo Automóvel Club do Brasil.
O traçado da pista, foi desenhado para oferecer duas Versões. Uma era um anel externo, construído para ser de alta velocidade e que tinha 3.250 metros.
O outro era o chamado “circuito completo” que, contando com o setor do miolo, de 4.750 metros, totalizava os 8 mil metros de extensão. A outra novidade é que se corria em sentido anti-horário. Não à toa, o engenheiro Sanson e sua equipe haviam escolhido um local bastante apropriado para receber a pista do autódromo de Interlagos. O terreno formava uma espécie de bacia, cercada por morros mais altos.
No final de 1967, o Autódromo foi fechado para reformas e voltou a funcionar no dia 29 de fevereiro de 1970, ainda que não estivesse totalmente pronto, mas em grande estilo, com a realização de uma corrida do Campeonato Internacional de Fórmula Ford. Em outubro de 1971, foi o primeiro grande teste de Interlagos, que recebeu uma corrida internacional de Fórmula 2 extra-campeonato, para que a pista fosse homologada e passasse a fazer parte do calendário oficial da categoria mais rápida do planeta.
Com o circuito testado pelos dirigentes da Federação Internacional de Automobilismo, em 1972 a Fórmula 1 finalmente chegava ao palco da velocidade de Interlagos, mesmo ainda não sendo uma etapa oficial. Como não contava pontos para o campeonato, nem todas as equipes vieram para São Paulo. Nessa prova correram, quatro pilotos brasileiros e mais oito estrangeiros. Em 30 de março de 1972, o Autódromo sediou pela primeira vez uma corrida da categoria. A competição, entretanto, não contou pontos para o campeonato mundial.
Com o sucesso do evento, o Brasil passou a fazer parte, já no ano seguinte, do calendário oficial do Campeonato Mundial de Fórmula 1. A primeira prova brasileira aconteceu em 11 de fevereiro de 1973 e foi vencida por Emerson Fittipaldi, seguido pelo escocês Jackie Stewart e pelo neozelandês Dennis Hulme.
Vencedores dos grandes prêmios realizados em Interlagos
Ano |
Piloto |
Equipe |
2019 | Max Verstappen | Red Bull - Honda |
2018 | Lewis Hamilton | Mercedes |
2017 | Sebastian Vettel | Ferrari |
2016 |
Lewis Hamilton |
Mercedes |
2015 |
Nico Rosberg |
Mercedes |
2014 |
Nico Rosberg |
Mercedes |
2013 |
Sebastian Vettel |
RBR-Renault |
2012 |
Jenson Button |
McLaren-Mercedes |
2011 |
Mark Webber |
RBR-Renault |
2010 |
Sebastian Vettel |
RBR-Renault |
2009 |
Mark Webber |
RBR-Renault |
2008 |
Felipe Massa |
Ferrari |
2007 |
Kimi Räikkönen |
Ferrari |
2006 |
Felipe Massa |
Ferrari |
2005 |
Juan Pablo Montoya |
McLaren-Mercedes |
2004 |
Juan Pablo Montoya |
Williams-BMW |
2003 |
Giancarlo Fisichella |
Jordan-Ford |
2002 |
Michael Schumacher |
Ferrari-Ferrari |
2001 |
David Coulthard |
McLaren-Mercedes |
2000 |
Michael Schumacher |
Ferrari |
1999 |
Mika Hakkinen |
McLaren-Mercedes |
1998 |
Mika Hakkinen |
McLaren-Mercedes |
1997 |
Jacques Villeneuve |
Williams-Renault |
1996 |
Damon Hill |
Williams-Renault |
1995 |
Michael Schumacher |
Benetton-Renault |
1994 |
Michael Schumacher |
Benetton-Ford |
1993 |
Ayrton Senna |
McLaren-Ford |
1992 |
Nigel Mansell |
Williams-Renault |
1991 |
Ayrton Senna |
McLaren-Honda |
1990 |
Alain Prost |
Ferrari |
1980 |
Rene Arnoux |
Renault |
1979 |
Jacques Laffite |
Ligier-Ford |
1977 |
Carlos Reutemann |
Ferrari |
1976 |
Niki Lauda |
Ferrari |
1975 |
José Carlos Pace |
Brabham-Ford |
1974 |
Emerson Fittipaldi |
McLaren-Ford |
1973 |
Emerson Fittipaldi |
Lotus-Ford |
1972 |
Carlos Reutemann |
Brabham-Ford |
O autódromo de Interlagos já sediou muitas competições, e ficou marcada na história pelas vitórias importantes que aconteceram em sua pista, por sua história e por fazer parte do calendário oficial do Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 1973. Com novas mudanças na pista, o autódromo se tornou mais moderno e se adequou às novas filosofias da Fórmula 1.