A história do circuito de Interlagos

Publicado por Caroline Pacífico em

A história do circuito de Interlagos

A história do circuito de Interlagos

Por volta de 1920, foi planejada pelo engenheiro britânico Louis Romero Sanson o bairro de Interlagos, inicialmente, era o projeto de um resort entre as represas Guarapiranga e Billings. Junto com ele o urbanista francês Alfred Agache também entrou no projeto, foi esse novo parceiro quem viu a semelhança do bairro com a região de Interlaken, na Suíça.

Foi então que o bairro Balneário Satélite da Capital começou, destinada para a população mais rica de São Paulo. O planejamento ia bem até começar a crise de 1929, nos Estados Unidos, e a revolução de 1932 em São Paulo.

CONHEÇA O INÍCIO DO AUTÓDROMO DE INTERLAGOS

No ano de 1936, São Paulo recebia a sua primeira prova internacional, porém o circuito foi nas próprias ruas da cidade. Tendo o Automóvel Clube do Brasil como co-responsável na elaboração do projeto, Sanson priorizou a criação e construção do circuito de Interlagos, em um traçado que fez inspirado nas pistas de Indianápolis, nos Estados Unidos, Monthony, na França, e Brooklands, na Inglaterra. Por esse motivo a construção do autódromo de Interlagos foi cercada de grande expectativa.

Em 1940 era anunciado pelas ruas de São Paulo a cobertura das provas de automobilismo, enquanto isso os melhores pilotos da época preparavam seus carros para as provas, porém proibia-se os treinos nas imediações do autódromo para preservar a segurança dos operários que ainda concluíam as obras.

A corrida de inauguração teve de ser adiada diversas vezes, porém a última vez que foi adiada foi por causa de uma chuva torrencial que alagou a pista e impossibilitou a utilização da mesma. No dia 12 de Maio de 1940, uma corrida de motocicletas inaugurou o autódromo de Interlagos, a prova consistia em 12 voltas completas pela pista, um total de 96 quilômetros, porém o Grande Prêmio São Paulo era destinado aos que corriam na prova de 25 voltas completas, de total de 200 quilômetros de percurso.

Uma multidão de 15 mil pessoas compareceu à abertura do primeiro autódromo do Brasil, já nas primeiras horas da manhã, excitadas e curiosas em assistir a tudo o que fosse possível, desde a chegada dos pilotos ao circuito, até a preparação das máquinas e de seus motores.

Tudo era na base do improviso, as pistas ainda não tinham pavimentação, mas a pista estava lá e Interlagos foi aprovado para receber corridas pelo Automóvel Club do Brasil.

SAIBA MAIS SOBRE O CIRCUITO ANTIGO

O traçado da pista, foi desenhado para oferecer duas Versões. Uma era um anel externo, construído para ser de alta velocidade e que tinha 3.250 metros.

O outro era o chamado “circuito completo” que, contando com o setor do miolo, de 4.750 metros, totalizava os 8 mil metros de extensão. A outra novidade é que se corria em sentido anti-horário. Não à toa, o engenheiro Sanson e sua equipe haviam escolhido um local bastante apropriado para receber a pista do autódromo de Interlagos. O terreno formava uma espécie de bacia, cercada por morros mais altos.

No final de 1967, o Autódromo foi fechado para reformas e voltou a funcionar no dia 29 de fevereiro de 1970, ainda que não estivesse totalmente pronto, mas em grande estilo, com a realização de uma corrida do Campeonato Internacional de Fórmula Ford. Em outubro de 1971, foi o primeiro grande teste de Interlagos, que recebeu uma corrida internacional de Fórmula 2 extra-campeonato, para que a pista fosse homologada e passasse a fazer parte do calendário oficial da categoria mais rápida do planeta.

NOVOS DESAFIOS PARA O AUTÓDROMO DE INTERLAGOS

Com o circuito testado pelos dirigentes da Federação Internacional de Automobilismo, em 1972 a Fórmula 1 finalmente chegava ao palco da velocidade de Interlagos, mesmo ainda não sendo uma etapa oficial. Como não contava pontos para o campeonato, nem todas as equipes vieram para São Paulo. Nessa prova correram, quatro pilotos brasileiros e mais oito estrangeiros. Em 30 de março de 1972, o Autódromo sediou pela primeira vez uma corrida da categoria. A competição, entretanto, não contou pontos para o campeonato mundial.

Com o sucesso do evento, o Brasil passou a fazer parte, já no ano seguinte, do calendário oficial do Campeonato Mundial de Fórmula 1. A primeira prova brasileira aconteceu em 11 de fevereiro de 1973 e foi vencida por Emerson Fittipaldi, seguido pelo escocês Jackie Stewart e pelo neozelandês Dennis Hulme.

Vencedores dos grandes prêmios realizados em Interlagos

Ano

Piloto

Equipe

2019 Max Verstappen Red Bull - Honda
2018 Lewis Hamilton Mercedes
2017 Sebastian Vettel Ferrari

2016

Lewis Hamilton

Mercedes

2015

Nico Rosberg

Mercedes

2014

Nico Rosberg

Mercedes

2013

Sebastian Vettel

RBR-Renault

2012

Jenson Button

McLaren-Mercedes

2011

Mark Webber

RBR-Renault

2010

Sebastian Vettel

RBR-Renault

2009

Mark Webber

RBR-Renault

2008

Felipe Massa

Ferrari

2007

Kimi Räikkönen

Ferrari

2006

Felipe Massa

Ferrari

2005

Juan Pablo Montoya

McLaren-Mercedes

2004

Juan Pablo Montoya

Williams-BMW

2003

Giancarlo Fisichella

Jordan-Ford

2002

Michael Schumacher

Ferrari-Ferrari

2001

David Coulthard

McLaren-Mercedes

2000

Michael Schumacher

Ferrari

1999

Mika Hakkinen

McLaren-Mercedes

1998

Mika Hakkinen

McLaren-Mercedes

1997

Jacques Villeneuve

Williams-Renault

1996

Damon Hill

Williams-Renault

1995

Michael Schumacher

Benetton-Renault

1994

Michael Schumacher

Benetton-Ford

1993

Ayrton Senna

McLaren-Ford

1992

Nigel Mansell

Williams-Renault

1991

Ayrton Senna

McLaren-Honda

1990

Alain Prost

Ferrari

1980

Rene Arnoux

Renault

1979

Jacques Laffite

Ligier-Ford

1977

Carlos Reutemann

Ferrari

1976

Niki Lauda

Ferrari

1975

José Carlos Pace

Brabham-Ford

1974

Emerson Fittipaldi

McLaren-Ford

1973

Emerson Fittipaldi

Lotus-Ford

1972

Carlos Reutemann

Brabham-Ford

O autódromo de Interlagos já sediou muitas competições, e ficou marcada na história pelas vitórias importantes que aconteceram em sua pista, por sua história e por fazer parte do calendário oficial do Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 1973. Com novas mudanças na pista, o autódromo se tornou mais moderno e se adequou às novas filosofias da Fórmula 1.

 

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