Categorias do automobilismo

Publicado por Bruna Oliveira em

Categorias do automobilismo

Categorias do automobilismo

Geralmente, os apaixonados por carros também gostam de estar por dentro das corridas esportivas que os veículos fazem parte. Neste texto, você entenderá mais do assunto, que vai além da Fórmula 1, além de conhecer um pouco do calendário brasileiro.

Fórmula 1

A Fórmula 1 é a categoria com maior destaque no mundo, arquitetada da década de 50, visando juntas prêmios que eram disputados na Europa. No início, o torneio contava com 6 provas, que se passavam nos seguintes países:

  • Reino Unido;
  • Mônaco;
  • Suíça;
  • Bélgica;
  • França;
  • Itália.

Além disso, o resultado das 500 milhas de Indianápolis também era incluso.

Durante muito tempo, o vencedor acumulava 10 pontos, porém o sistema atual é diferente, pois os 10 primeiros pilotos pontuam, sendo que o primeiro ganha 25 pontos e o décimo, 1.

Fórmula Truck

Esta modalidade já foi uma das principais atrações no cenário automobilístico nacional, conseguindo trazer um público realmente grande. Desde o início, a competição contava com até 20 mil pessoas em suas arquibancadas, aumentando ainda mais ao longo do tempo.

Cada etapa é iniciada com um treino de classificação que irá definir o grid de largada (como na Fórmula 1). A corrida se divide em duas baterias e seus vencedores ganham pontos que equivalem a cada uma delas, ganhando quem obter mais regularidade.

Uma informação importante para que tudo ocorra bem na Fórmula Truck é a segurança. O controle é altamente rígido e conta com radares de velocidade para que os caminhões possam diminuir a velocidade e evitar que graves acidentes ocorram. Eles podem alcançar a velocidade de 200 km/h (muito maior que a de um veículo de rua, por exemplo).

Stock Car

A categoria Stock Car é a maior do automobilismo nacional, possuindo mais de 40 anos desde sua estréia. A modalidade é marcada pelo alto equilíbrio e por suas diversas estratégias e ultrapassagens.

A corrida contou com duas equipes de destaque nas últimas temporadas, sendo elas a Eurofarma e a Cimed Racing.

Mesmo o nome da corrida se remetendo à estoque (ou carro original em uma tradução menos formal), ela faz uso de veículos de competição que não se assemelham tanto aos modelos de rua, mesmo que todos os pilotos envolvidos utilizam o mesmo motor, pneu e chassi.

Geralmente, todos os pilotos da modalidade ficam separados por um único segundo no grid. Na Fórmula 1, por exemplo, essa diferença, esta diferença pode até separar os primeiros quatro colocados no restante.

Nascar

O termo Nascar significa National Association for Stock Car Auto Racing, sendo assim, a Stock Car norte-americana. Uma corrida onde os veículos utilizados são muito parecidos com os de rua.

Mesmo que os carros pareçam comuns, eles são altamentes preparados para o esporte, com carenagens de alta resistência, reproduzindo os padrões de concessionárias. Estas carenagens utilizadas atualmente são do Toyota Camry, do Ford Fusion e do Chevrolet SS.

A corrida conta com um total de 36 etapas em sua temporada regular, possuindo uma extensa fase de pontos corridos e, após isso, um mata-mata (que recebe o nome de  Chase for the Sprint Cup). Após esse período, a Nascar terá quatro pilotos, e estes serão os responsáveis pela disputa do título, consagrando-se campeão quem vencer a última corrida.

O automobilismo ainda conta com inúmeras outras categorias, tornando-se um esporte cada vez mais rico e, independente da modalidade em questão, sempre com altos índices de emoção e adrenalina.

Seja o primeiro a comentar.

Faça o Login ou cadastre-se para comentar.

VENHA ASSISTIR UMA CORRIDA, PEGUE SEU CONVITE

Seja o meu convidado e venha sentir esta adrenalina.


Quer ser um
Patrocinador?