O início do automobilismo

Publicado por Caroline Pacífico em

O início do automobilismo

O início do automobilismo

O automobilismo é um desporte que surgiu quase junto com a fabricação do primeiro automóvel movido a gasolina.

O automobilismo é regulado pelo FIA - Federação Internacional do Automóvel, esse órgão é responsável por promover e homologar os carros, as pistas e as condições das corridas. Porém cada nação que organiza esse evento é responsável por criar uma instituição para filiar com a FIA, o automobilismo brasileiro conta com a CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo.

Durante as corridas, para sinalizar aos pilotos que há algo acontecendo na pista, usa-se um sistema de bandeiras ou o rádio com o spotter, mas as vezes os rádios não funcionam bem, e por isso as bandeiras de sinalização são bem mais eficientes. 

Existem bandeiras de cores diferentes para cada tipo de problema ou aviso durante a corrida. Um exemplo de bandeiras importantes são:

* Amarela - Perigo a frente, reduza a velocidade

* Bandeira listrada em amarelo e vermelho - Cuidado! Óleo na pista ou pista escorregadia.

* Bandeira branca - Carro lento em pista. Pode ser uma ambulância ou outro carro de serviço

* Bandeira preta - Desclassificação do piloto ao qual foi indicada.

* Bandeira xadrez (ou quadriculada) - Fim da prova.

CONHEÇA UM POUCO DO AUTOMOBILISMO NO BRASIL

O automobilismo chegou no Brasil por volta de 1908, mas foi nas décadas 30 e 40 que o automobilismo brasileiro ganhou força. Isso aconteceu, por causa das montadoras estrangeiras se instalarem no Brasil e da construção do autódromo de Interlagos em São Paulo, o único do país, desde 1972, que faz parte do circuito internacional de Fórmula 1. 

O Brasil teve alguns pilotos que ganharam fama nacional e internacionalmente, são eles:

* Emerson Fittipaldi, piloto de 25 anos que conquistou 5 vitórias em 1972, somadas a duas em torneios mundiais.

* Nelson Piquet, primeiro piloto brasileiro a ser tricampeão de Fórmula 1.

* Ayrton Senna, também tricampeão de Fórmula 1, que obteve em sua carreira 41 vitórias, 80 pódios e 65 pole positions.

* Nenhum outro piloto conseguiu prêmios mundiais de Fórmula 1. Rubinho Barrichello e Felipe massa apenas chegaram perto sendo vice-campeões.

O automobilismo brasileiro ganhou ainda mais força com a transmissão das corridas no Sport TV. Hoje as corridas nacionais e internacionais são transmitidas para todo o mundo, para os apaixonados por velocidade.

CONHEÇA AS PRINCIPAIS COMPETIÇÕES DO AUTOMOBILISMO

No automobilismo existem variadas categorias de corridas, algumas não tão conhecidas e populares como a Fórmula 1, mas cada uma com sua característica e especificações. São elas:

Fórmula E

Essa é uma categoria mais nova e focada exclusivamente em carros movidos a energia elétrica, a primeira temporada começou em 2014 e terminou em junho de 2015, contando com 10 equipes. 

Fórmula Indy

A Fórmula Indy é muito parecida com a Fórmula 1, uma das diferenças é que os carros correm em boa parte, nas pistas ovais, fazendo o carro ser diferente dos que se usam na Fórmula 1, eles são mais pesados e robustos, mais seguros em casos de batidas. 

Fórmula Truck

A corrida de caminhões se iniciou no final dos anos 80, com o nome de I Copa Brasil de Caminhões. A Fórmula Truck é composta por caminhões preparados para corridas, com 24 pilotos, 14 equipes e 6 marcas competidoras.

Nascar

Essa categoria é conhecida principalmente por suas pistas ovais, e corridas de longa duração. A Nascar é a associação que controla os campeonatos de stock car.

Existem outras categorias de corridas no automobilismo, como a 24 horas Le Mans, WTCC, Dakar Rally e Karting. No automobilismo brasileiro também se pode encontrar muitas competições de Kart, por ser a porta de entrada para os pilotos, sendo a categoria de base do automobilismo. 

No mês de Março o automobilismo brasileiro contará com corridas como Rally Cross Country, Copa Truck, Rally de Velocidade, Stock Car e Porche. Todas essas informações é possível serem vistas no site oficial da CBA, onde contém o calendário completos das competições. 

Seja o primeiro a comentar.

Faça o Login ou cadastre-se para comentar.

VENHA ASSISTIR UMA CORRIDA, PEGUE SEU CONVITE

Seja o meu convidado e venha sentir esta adrenalina.


Quer ser um
Patrocinador?