6 razões pelas quais as pessoas tem sucesso em automobilismo

Publicado por Caroline Pacífico em

6 razões pelas quais as pessoas tem sucesso em automobilismo

6 razões pelas quais as pessoas tem sucesso em automobilismo

Para um piloto ter sucesso no mundo do automobilismo ele precisa de alguns componentes específicos, e assim, pode ganhar destaque nas corridas e conquistar os prêmios e colocações esperadas e disputadas.

O automobilismo não é como a natação, o tênis, atletismo ou algum outro esporte que conte apenas com as habilidades do esportista e seu próprio desempenho. No automobilismo os componentes que precisam ser levados em conta são inúmeros, como a equipe, o carro, estado da pista, velocidade entre outras coisas, isso pode dar ao piloto o sucesso no automobilismo.

CONHEÇA AS QUALIDADES NECESSÁRIAS PARA O AUTOMOBILISMO

Para obter sucesso no automobilismo, o piloto precisa possuir algumas características e habilidades que o ajudarão a passar pelas provas das competições. Algumas dessas aptidões são inteiramente responsabilidade do piloto, já outras, ele precisará da ajuda dos membros da equipe. São elas:

* Constância

O piloto alemão Sebastian Vettel diz que “entre as luzes vermelhas se apagarem (autorizando o início da corrida) e recebermos a bandeirada há 300 quilômetros. O que nos dá pontos é o que fazemos na corrida.”

Isso quer dizer que o piloto, quando está competindo, deve ter constância nas corridas, ou seja, não adiante fazer uma volta com o melhor tempo e nas seguintes cair e ser mais lento que seus adversários. Os grandes pilotos mantêm a uniformidade no tempo das voltas, isso faz com que no fim da corrida o seu tempo total de competição seja o menor possível.

* Controle Emocional

Hoje os pilotos não estão mais apenas concentrados nas corridas e em sua performance dentro das pistas, ele também são relações públicas das empresas, que em geral, são as multinacionais, que investem nos carros, equipamentos ou nas equipes.

Mesmo não sendo fácil, adotar uma postura controlada nas competições, é necessário, para ter sucesso no automobilismo. Pois as autoridades esportivas, os comissários, estão atentos para apontar qualquer erro de má conduta ou técnico, e incidentes como fechadas, contato com o concorrente, entre outros casos, são frequentes e podem prejudicar os pilotos.

Se o controle emocional do piloto não for praticado diariamente, os erros que os comissários estão lá para punir serão frequentes, e com isso, uma desclassificação, ou acidentes graves podem ocorrer.

Referente a isso o piloto Michael Schumacher afirma, “O nosso desafio é 50% técnico e 50% emocional. Temos tantas responsabilidades, dentro e fora do carro, que fazer com que, ao abaixarmos a viseira, produzamos o máximo tornou-se difícil. Quem consegue se isolar das pressões que sofremos, não transferi-las para a pista já larga com grande vantagem.”

* Velocidade

Essa é a habilidade que deve se destacar mais no piloto, tanto nos testes, quanto nas competições. O ponto de partida para os pilotos é o kart, pois praticando a velocidade da corrida no cronômetro, consegue-se estipular as metas, e superar as velocidades anteriores.

Um piloto deve ser rápido em todas as condições, como por exemplo, em pista molhada, tempo chuvoso, um carro equilibrado ou com uma leve puxada, um piloto campeão deve ter uma média alta em todas essas condições, só assim o sucesso no automobilismo pode ser alcançado.

* Carro Certo

Hoje existem testes variados para que os engenheiros monitorem os avanços do carro e sua performance, porém de nada vai adiantar, se o carro não corresponder às expectativas do piloto e suas necessidades na corrida. Explorar todo o potencial do carro é o dever do piloto, pois só assim, ele saberá se o carro está em condição de competir em determinada prova.

UMA DICA PARA CONQUISTAR O SUCESSO NO AUTOMOBILISMO

Todas essas habilidades são muito necessárias para se vencer nas corridas, porém mesmo se o piloto tiver e saber usar essas ferramentas, não adiantará muito se ele tiver uma equipe que não o ajuda, que não o apoia e que não dá o suporte necessário durante as corridas.

Com uma equipe bem alinhada, com harmonia e que sabe trabalhar em grupo, os tempos no boxes se tornam menores e assim mais eficientes e ágeis. Se o piloto unir as habilidades citadas acima com uma boa equipe as chances de vitória são altas, é claro que muitas variáveis devem ser levadas em consideração, como o tempo no dia da corrida, o preparo para a pista da competição e os treinos do piloto. Assim o sucesso no automobilismo é fácil de se alcançar.

Seja o primeiro a comentar.

Faça o Login ou cadastre-se para comentar.

VENHA ASSISTIR UMA CORRIDA, PEGUE SEU CONVITE

Seja o meu convidado e venha sentir esta adrenalina.


Quer ser um
Patrocinador?